sábado, 25 de março de 2017

Calamidade nas (DDPAs)


Palavra do Autor

Justiceiro

Mesmo eu sendo o criador de UM JUSTICEIRO; tenho compreensão que a ação de justiceiros não pode ser aceita, justificada, compreendida ou estimulada.

Não é admissível em hipótese alguma, mesmo o justiceiro sendo alguém que agride apenas os infratores da lei.

Cabe ao poder de polícia! E somente aos policiais o dever do monopólio do uso da força para repreender o crime. Deixar que um cidadão assuma esse papel a seu critério, traz o risco de permitir que a barbárie se instale na cidade ou no Estado. É inaceitável que aconteça hoje uma agressão aqui e amanhã outra ali por um Justiceiro, mesmo que a intenção dele seja ajudar ao poder público. Se esta ação for permitida, em pouco tempo, haverá esquadrões da morte atuando no país. É um processo que tem de ser freado pelas autoridades.

Quando se faz a defesa dos direitos é preciso defender o direito de todos, até o direito dos que cometem crimes.

Porque só assim haverá garantia de que os direitos humanos de todos sejam respeitados. Os cidadãos não podem ser liberados a agir por conta própria, porque isso é ilegal e pode causar injustiças.

Se alguém comete um crime, cabe ao Estado a tarefa de repressão.
Justiceiros são criminosos, não importando se atuam por vingança ou por intenção de ajudar a força policial. “Justiceiro bom é justiceiro preso”.



Prólogo
***

Depois que Joe contou ao Dr. Tardelli o que havia ocorrido ele virou a cadeira de costas para Joe. Porque o coração dele disparou. Era como se Joe pudesse ver o coração do Capitão quase saindo pela boca. Joe perguntou meio que afirmando.

- Não o senhor não pensa que é o VINGADOR! O mascarado é bem mais baixo.

Dr Tardelli se virou de frente novamente e a expressão dele era de felicidade. Joe balançou a cabeça e os ombros sem entender. O Dr. Também não explicou...

Depois de algumas semanas começaram a acontecer coisas diferentes na cidade, os delinquentes eram presos e entregues nas duas (DPPAs) principais da Cidade de Nápoles por um mascarado que vestia negro, usava chicote e deixava sua marca quando detinha os suspeitos a mão armada. Um (V) "pixado" usando tinta em spray aerosol. vermelho.


 Capítulo I

Tudo começou quando dois dias depois que Joe se encontrou com o “Mascarado do chicote” Dr. Tardelli recebeu um telefonema.

“- Boa noite Capitão”!

- Boa noite quem fala??

- “Sou um amigo! Eu estava passando pelo shopping, que fica ao lado da Av; 25 quando vi muita correria e as portas sendo fechadas. Não sabia o que estava acontecendo, investiguei e me explicaram: Segundo as informações de um senhor que vinha correndo com medo de tiroteios, o local teria sido assaltado por um indivíduo armado com um revólver.

- Afaste-se do local! Identifique-se faremos sigilo!

- Não dá Capitão! Fui até o estabelecimento mencionado e o proprietário do estabelecimento me relatou que, o criminoso ao anunciar o assalto colocou a arma de fogo na cabeça do filho dele, uma criança de 12 anos, e mandou que todos se deitassem no chão. O delinquente levou todo o dinheiro que havia no caixa do estabelecimento. Aproveitei que a Avenida 25 foi totalmente interditada para ação da polícia e comecei a investigação;

- Voce começou a investigação?? Como assim?? Quem é voce ?

- Escuta Capitão por favor! Tenho pouco tempo! Continuando: a Polícia não pôde afirmar se o bandido havia fugido e se qualquer quantia havia sido levada. Uns quarenta minutos depois de a polícia sair do local, um coletivo foi assaltado a poucos metros do estabelecimento mencionado.
Eu segui as pistas e descobri que o criminoso foi direto ao caixa do ônibus e levou cerca de $500 Desceu na altura do acesso à Ponte Marquês Franccesco Belloni e fugiu. Eu o rastreei e o prendi estou com ele algemado. Preciso que alguém venha busca-lo aqui embaixo, não posso subir até a Delegacia porque sou um Justiceiro”!

- Sebasthien Rousseau?? VINGADOR??

- “Não Capitão! Infelizmente não sou O VINGADOR. Os roubos na região têm sido constantes. Mas vou dar um jeito pode contar comigo, pegarei todos em Fragrante para coibir as ações dos advogados deles. Poxa Capitão confiei no senhor e tu mandaste me prender. Pena que não farão isso! Até a próxima Capitão”!. tuuuuuuuuuuuhhh


Quando os Policiais chegaram perto do delinquente ele estava sozinho, algemado na árvore, amordaçado e vendado com o dinheiro do roubo do coletivo e do estabelecimento pendurado na cintura, juntamente com a arma ode estava as impressões digitais do mesmo. Na árvore um grande V"pixado" com color jet"

Assim começaram as prisões que superlotaram as (DPPAs) da Cidade de Nápoles.

Alguns dias depois desse episódio ouvimos em edição extraordinária no Plantão do Jorna Matutino::



- "Aqui fala Enzo do Jornal Matutino em edição extraordinária":

Um helicóptero da Polícia Militar de Nápoles foi derrubado depois de ser atingido por tiros de bandidos na Zona Oeste da cidade. Segundo a PM, cinco policiais morreram com a queda da aeronave durante uma intensa troca de tiros com criminosos. Antes desse acontecido, os mesmos Policiais já havia trocado tiros com bandidos com tamanha avidez que foi necessário fechar por mais de uma hora a via expressa que dá acesso a cidade de Nápoles uma das principais ligações entre as zonas Norte e Oeste da cidade. Um dos policiais foi baleado durante troca de tiros e foi encaminhado ao hospital em estado grave. Por esse motivo Houve essa represália

Esta não é a primeira vez que um helicóptero da PM de Nápoles foi abatido por criminosos. No ano passado uma aeronave foi derrubada por traficantes do “Beco” Zona Oeste da cidade. Três policiais militares morreram na ocasião.

O Centro de Operações da Prefeitura de Nápoles afirmou que, por conta de uma operação policial, ambos os sentidos da via expressa que dá acesso a cidade de Nápoles na região da queda da aeronave, foram interditadas.

Falou o repórter Enzo Domenico Jornal Matutino voltaremos a qualquer momento em edição extraordinária. Bom Dia!

Enquanto isso a falta de vagas nos presídios da cidade de Nápoles está se tornando insustentável, as condições das duas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do “Beco” e de San Genaro estão atuando sem o encaminhamento dos autuados em flagrante às casas prisionais, 23 pessoas estavam recolhidas na central de Polícia do "Beco" detidas em flagrante pelo mascarado do Chicote.

Até a tarde desta terça-feira na unidade vizinha em San Genaro 20 presos aguardam um destino.


Capítulo II

O atual cenário tem causado transtornos para os policiais civis, que não conseguem prestar atendimento adequado à comunidade. Foi cancelado o processo de ouvir depoimentos de vítimas porque os detentos fazem muita algazarra com gritos e barulho batendo nas grades das celas.
O Capitão e seus homens estão com presos há mais de dez dias! Noticia relatada pelo titular da 1ª Delegacia de Polícia de Nápoles no “Beco” O subdelegado Joe Kaltbach.

- Estamos fazendo o trabalho de carcerários. Os presos já ameaçaram atear fogo na delegacia e não param de bater nas grades.

Comentou Joe a um policial da segunda unidade do (DPPA) enquanto compravam um lanche, pois eles não têm como deixarem as delegacias para um almoço direito.

As equipes plantonistas ainda temem por rebeliões diante da superlotação nas delegacias.

Em San Genaro o prédio conta com três celas, cada uma delas suportam no máximo três pessoas. Os representantes da Ordem dos Advogados estiveram na unidade e relataram um princípio de revolta nas celas.

- Entendemos que o estado da delegacia é de calamidade, mas são detentos com fragrantes!

Avaliou a presidente da entidade, Giulia Dessa

A Superintendência dos Serviços Penitenciários informou através da assessoria de imprensa, que alguns presos seriam removidos para casas prisionais ainda nesta terça e os demais na próxima quarta-feira.

Em todo bairro há vigília e temor de familiares.

Os familiares de presos recolhidos nas delegacias estão preocupados com a segurança e saúde de quem está atrás das grades. Relataram os pais e familiares dos detentos.

- Eles estão sem água, no meio de fezes e mijo.

Falou o pai de um detido por assalto a pedestres com canivetes.

- Meu filho teve o braço quebrado em três partes durante a caçada e está lá dentro com fome e sem remédio

Disse uma dona de casa, mãe de um ex-foragido do semiaberto de Castellar.

Ainda segundo ela, familiares estão em vigília desde quinta-feira e nenhum carro da Superintendência havia levado presos da central de Polícia Napolitana.

- Já estão ameaçando matar lá dentro caso não pare de chegar presos

Declarou uma funcionária pública esposa de um preso por roubo.

Conforme relatou o presidente da Comissão Especial dos Direitos Humanos que esteve na (DPPA) de San Genaro nesta terça feira, três dos detidos estavam fora das celas; sendo que, um deles estava no corredor por não ser aceito pelos demais detentos, cometeram esse ato por falta de espaço nas celas sob ameaça de violência; e outros dois algemados na parede, há mais de 24 horas pelo menos.

As celas da (DPPA) do “Beco” refletem a mesma situação que ocorre em San Genaro. Recorrentes, os casos de superlotação têm afetado, sobretudo, o trabalho dos servidores da Polícia Civil.

Os funcionários vivem num estresse muito grande porque se veem obrigados a 'cuidar' dos presos, que deveriam ficar nas (DPPAz) somente de passagem.

- Em 27 anos de Polícia nunca vi um caos desse tamanho

Disse o Capitão Tardelli

Na tarde desta terça-feira havia 20 presos nas celas, cuja capacidade é para 12 pessoas. Alguns aguardavam vagas no presídio há três dias. A carceragem serve apenas como local de passagem, estruturado para manter o preso por no máximo 24 horas. Os episódios de superlotação na DPC de San Genaro começaram desde que apareceu na cidade um encapuzado com um chicote, ele tem detido todos os delinquentes e assaltantes a mão armada, prendendo-os em fragrante. Com isso os advogados ficam de mãos atadas não tendo como libertá-los como faziam antes...

- Não existem vagas no sistema prisional e quando surgem são aquém da necessidade!

Diz o Dr. Tardelli a seu imediato Joe.

A Seccional de Nápoles já fez vistorias nas celas da delegacia para reportar o caso para o estado. Além disso, órgãos como Ministério Público e Defensoria Pública já acionaram a Justiça sobre a situação das delegacias na região Napolitana.
O Estado ainda não cumpriu as medidas anunciadas recentemente que sugerem a abertura de vagas no sistema prisional.

O DOCS atua em regime de plantão


Capítulo III
Enquanto Joe conversa com Dr Tardelli em seu gabinete ouvem uma algazarra diferente.
Joe vai até lá averiguar;
Os plantonistas estão com um detento algemado.
Um homem muito forte sem nenhuma marca de luta, que os plantonistas dizem que foi deixado pelo mascarado. Joe olha para ele, da uma volta em torno do cara e diz.

- Foi trazido pelo mascarado do chicote?

O Homem que foi identificado como Enandes Portielli responde eufórico a pergunta de Joe.

- Fui sim doutor! Aquele miserável me prendeu, pô doutor eu tava somente dando um teco, não fiz mal a ninguém.

Joe algemou-o na porta de ferro que dá acesso ao corredor para as celas e começou a revista-lo enquanto falava com ele.

- Bem, desde o momento em que voce foi preso eu não posso soltá-lo sem que voce tenha chamado seu advogado ou poderemos receber um processo por prisão indevida.
O seu advogado precisa saber como voce foi preso.
Enquanto isso terei de colocar voce com os outros presos, Já estão superlotadas as celas provisórias, mas não temos outro local já que voce está aqui..

- Tudo bem doutor! Eu aguardo na boa meu advogado, não tenho nada mesmo a temer.

Respondeu calmo o preso.

Joe não encontrou nada com ele, nenhum objeto de periculosidade, mas não quer fazer alarde de que sabe perfeitamente que não foi o Mascarado do chicote quem o trouxe, ou ele teria levado uma boa surra, mesmo sendo forte, não ficaria por isso mesmo se ele fosse “um fragrante”.

Joe desceu para tomar um ar a delegacia está com um cheiro insuportável de suor e urina. Enquanto  está absorto em seus pensamentos sentiu alguém encostar algo em suas costas e disse firme:

- Não se vire ou vai se arrepender.

- O que voce quer comigo? E na frente da delegacia?
 perguntou Joe e a pessoa lhe respondeu com uma certa emergência:

-Volta lá dentro Joe e revista a boca do cara que chegou agora, não reparou que ele fala chiando?
 E não fui eu quem o prendeu isso é um embuste.

Quando a pessoa  disse “não fui eu que o prendeu” Joe virou-se rápido, pois sabia que era o mascarado e que podia ficar despreocupado porque com certreza não faria nada a ele, já tivera oportunidade e não o fez. Mas ele já não estava mais ali. Joe subiu as escadas de dois em dois degraus adentrou a delegacia como um furacão na hora em que o cara ia sendo colocado na cela. Gritou a ordem:

- Parem já! Não o ponha ai!

Final

O policial trancou novamente a cela, olhou para Joe assustado e perguntou o que havia acontecido.

Sem responder aos plantonistas Joe pediu ao detento que abrisse a boca,
Ele não obedeceu de maneira nenhuma.
Joe falou com o Sargento do dia do que se tratava.
Então colocaram o detento sentado numa cadeira algemaram as pernas dele, com as mãos para trás, um dos policiais segurou a cabeça e Joe enfiou a mão na boca do cara, embaixo do o lábio superior e encontrou um arame de aço curvo que se adaptava a arcada bem justo a sua gengiva embaixo do lábio superior.

Aquele cara havia sido  implantado para abrir as celas com certeza e causar uma insurreição; que é um ato organizado contra autoridades e se caracteriza por atos explícitos de desordem, acompanhada de levante de armas e de grande tumulto.

Como o suspeito não tinha acionado os presos e o arame não era prova em fragrante de ato algum, já que no caso ali, ele era preso sob acusação falsa e isso não daria em nada, foi posto para fora da delegacia. O Dr. Tardelli com a ajuda de seus mais fieis homens começaram uma investigação sigilosa para descobrir o mandante.

Enquanto isso a calamidade nas delegacias continuavam.
..............

ONDE ESTÁ O VINGADOR???
QUEM É O MASCARADO DO CHICOTE??
E LUZIA MORANNO? PORQUE NÃO VOLTA AO TRABALHO?
SERÁ QUE DESISTIU DE SER POLICIAL DEPOIS DO ATENTADO A SUA VIDA?
PERGUNTAS E PERGUNTAS QUE NINGUÉM CONSEGUE RESPONDER......

Nenhum comentário:

Postar um comentário